Só de ouvir a expressão “problemas cardiovasculares” algumas pessoas sentem calafrios. Pudera! As batidas do coração embalam nossa vida. Portanto, um problema no coração e nos vasos sanguíneos pode ser fatal. Veja neste artigo como cuidar bem do seu coração.
Primeiramente é preciso entender que o coração é uma máquina de bombear sangue para o sistema circulatório.
Certamente os maus hábitos acumulados ao longo dos anos afetam o sistema circulatório e provocam problemas cardiovasculares, comprometendo a saúde. A causa mais comum é a aterosclerose. Ela é a concentração de gordura e cálcio na parede das artérias que impede a livre circulação de sangue.
Por isso a má notícia é que as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 1000 mortes por dia no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Mas a boa notícia da cardiologia é que 90% dos problemas do coração podem ser prevenidos. Veremos neste artigo.
Quais são as doenças cardíacas mais comuns?
- Angina
- Infarto agudo do miocárdio
- Arritmias
- Miocardiopatias
- Cardiopatia hipertensiva
- Aneurisma da aorta
Que fatores de risco provocam problemas cardiovasculares?
Os fatores de risco aumentam a probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares.
Eles podem ser classificados como modificáveis e não modificáveis. Vejamos a seguir.
Os fatores não modificáveis são a idade, o sexo e a genética. Já os fatores modificáveis são diabetes, colesterol alto, triglicérides elevados, hipertensão arterial, obesidade, tabagismo, alcoolismo e sedentarismo.
Como o próprio nome diz, esses fatores podem ser prevenidos. A hipertensão, por exemplo, responde por 13% das mortes por problemas cardiovasculares. Reduzir o sal e os alimentos industrializados auxilia na prevenção.
Outro fator de risco é o colesterol alto. Veja o recomendado:
- Colesterol total < 200 mg/dL
- Colesterol LDL < 100 mg/dL
- Colesterol HDL ≥ 40-45 mg/dL
- Triglicerides < 150 mg/dL
Por isso fique atento: faça exames periódicos e mude seus hábitos se os valores estiverem acima da referência acima.
Como evitar e tratar as doenças do sistema circulatório?
Como foi dito acima a grande maioria dos problemas cardiovasculares pode ser prevenida. Mas, como? Com um estilo de vida diferenciado, prática de exercícios físicos regulares, consumo de alimentos naturais e redução do estresse.
Diante de sintomas do mau funcionamento do coração, como palpitações, dor no peito, falta de ar, entre outros, procure um médico cardiologista e faça um check-up preventivo e o acompanhamento.
O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico. Muitas vezes, somente os exames simples não são suficientes para detectar problemas cardiovasculares. Então, alguns testes são indicados:
- Ultrassom de artérias carótidas e vertebrais
- Teste ergométrico
- Holter 24 horas
- Ecocardiograma
- Tilt Test
Você viu neste artigo que o coração tem a missão de garantir o funcionamento dos demais órgãos. Devemos nos manter vigilantes para ter hábitos saudáveis e evitar fatores de risco para os problemas cardiovasculares.
Para receber mais informações sobre esse assunto e cuidar-se melhor, inscreva-se em nosso formulário de newsletter agora mesmo.