Devido à COVID-19, no início da quarentena muitos consultórios, incluindo a Med Cor Sorocaba, ficaram fechados por tempo determinado seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e. Quando voltaram os atendimentos, muitos pacientes não remarcaram suas consultas por medo de se infectarem com a COVID-19, o que infelizmente contribuiu no aumento dos problemas de saúde pelo não acompanhamento das doenças cardiovasculares.
Estudo realizado
Segundo o estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o número de mortes envolvendo doenças cardiovasculares aumentaram em até 132%, sendo que as capitais do Norte do Brasil foram as que mais tiveram aumento da mortalidade cardiovascular. Grande parte ocorreu devido aos pacientes que infelizmente não fizeram o devido acompanhamento das doenças por medo de contraírem COVID-19.
Grupos de risco
Entre o grupo de risco do coronavírus estão pessoas: hipertensas, diabéticas, acima de 60 anos, cardiopatas, etc.
Os cardiopatas são aqueles que possuem doenças cardiovasculares (Insuficiência cardíaca, Arritmia, Infarto, Angina, etc.). Por serem quadros que afetam a saúde, eles estão no grupo de pessoas que podem ter agravantes ao manifestar a COVID-19, por isso é necessário continuar o acompanhamento mesmo que seja virtualmente.
Infelizmente não foram somente as doenças cardiovasculares que aumentaram durante a quarentena. Doenças como diabetes e hipertensão também aumentaram devido à falta de acompanhamento médico (relembrando que essas pessoas estão no grupo de risco).
Quais cuidados as pessoas com doenças cardiovasculares devem ter
Independentemente de estar no grupo de risco ou não, toda a população deve ter cuidados em relação ao contágio da COVID-19. É muito recomendado o uso de máscara ao sair de casa (se possível trocar com frequência), manter o distanciamento de no mínimo 1,5 metros, evitar aglomerações e lavar as mãos frequentemente com água e sabão (caso não tenha como, utilizar álcool em gel). Mesmo que a população do grupo de risco (profissionais da linha de frente, indígenas, quilombolas e idosos acima dos 60 anos) já estejam sendo vacinados, é necessário continuar tomando todos os cuidados.
Se você está há muito tempo sem fazer acompanhamento, entre em contato com o consultório e agende sua consulta. Em caso de suspeita da COVID-19, é necessário seguir o protocolo do Ministério da Saúde, realizar o teste nos locais indicados da sua cidade e seguir todas as recomendações médicas.
Saiba mais como se prevenir na matéria que nós preparamos especialmente sobre a COVID-19, clique aqui para conferir.
A Med Cor está seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde
É importante realizar consultas e exames de rotinas, principalmente se você está a muito tempo sem se consultar. Por isso, estamos seguindo todos os protocolos de segurança para evitar o contágio. Estamos mantendo o distanciamento e disponibilizamos álcool em gel, além da obrigatoriedade de utilizar máscara, tanto para pacientes quanto para nossos colaboradores. Clique aqui para conferir as orientações do Ministério da Saúde.
Entre em contato conosco para agendar seu exame ou consulta:
– (15) 2101-4900 (telefone recepção)
– (15) 99198-4736 – WhatsApp⠀⠀⠀
– agenda@medcorsorocaba.com.br (agendamento de exames) ⠀
Apesar do momento da pandemia que todos estamos vivendo, não se deve deixar de consultar um médico quando necessário, principalmente quando se tem doença cardiovascular ou doenças do grupo de risco que necessitam acompanhamento. Se você estiver sentindo algum sintoma que seja relacionado ao seu problema de saúde, não deixe de nos procurar! Estamos devidamente preparados para atendê-lo (a), tomando todos os cuidados necessários e temos como prioridade cuidar do seu bem-estar e da sua saúde. Cuide-se e cuide do próximo!