Avaliação para a prática de atividade física
Avaliação para a prática de atividade física
Se você pretende praticar atividades físicas, deve ser avaliado por um médico!
A recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM) é matéria do Parecer nº 22/13, com relatoria do secretário-geral da entidade, Henrique Batista e Silva. O conselheiro justifica a orientação: “É de grande importância uma avaliação médica antes da atividade física, seja ela competitiva ou recreativa, porque mediante esse exame o médico poderá identificar patologias de base, como Hipertensão Arterial ou alguma outra doença que possa ser diagnosticada pelo exame médico ou exames complementares. Esta é uma recomendação que deve ser cumprida em todos os estabelecimentos onde se praticam exercícios físicos”.
Se o seu interesse for em atividades competitivas faça uma consulta com um cardiologista ou um médico com formação em Medicina Esportiva. Alterações clínicas diagnosticadas, suspeitadas no exame médico ou evidenciadas nos exames complementares devem ser avaliadas por um cardiologista.
Os exames que compõem a AVALIAÇÃO PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA, além da consulta são Eletrocardiograma, Teste Ergométrico e para alguns casos o Ecodopplercardiograma.